- 01 de January de 1970
Torne a sua gestão de terceiros mais estratégica, saindo do gargalo operacional
Ter uma gestão de terceiros estratégica tem sido uma preocupação constante das empresas. Melhorar continuamente tal processo visa dar ao negócio uma redução de custo, ao mesmo tempo que otimiza seu processo produtivo.
Quando falamos de terceiros tendemos a pensar que são apenas nossos fornecedores. Mas, o espectro se amplia quando contemplamos também contratados, parceiros de negócios, representantes comerciais e todos aqueles que apoiam a operação, prestam serviços, distribuem e vendem nossos produtos ou serviços.
Na maioria das vezes, os terceiros têm acesso às informações da empresa e podem tratar dados confidenciais ou sensíveis. Ao mesmo tempo, são uma parte importante do funcionamento da nossa organização.
No entanto, também podem ser uma importante fonte de risco, pois muitas vezes os cibercriminosos procuram através deles chegar aos seus clientes; É por isso que é tão importante ter uma gestão de terceiros estratégica, visando reduzir os riscos, ao mesmo tempo que otimiza suas funções.
No artigo que preparamos abaixo, explicamos como conseguir isso e usar a gestão de terceiros estratégica para sair do gargalo operacional. Confira!
A importância da gestão de terceiros estratégica
As empresas dependem muito de terceiros para obter maior lucratividade, menor tempo de lançamento no mercado, vantagem competitiva e redução de custos.
No entanto, os relacionamentos com terceiros apresentam vários riscos, incluindo riscos estratégicos, de reputação, regulatórios, de segurança da informação e financeiros.
Penalidades e danos à reputação por não conformidade, interrupções na cadeia de suprimentos, violações de segurança e roubos de dados envolvendo terceiros estão levando as empresas a melhorar continuamente seus programas de gerenciamento de terceiros.
Com terceiros espalhados pelo mundo, os riscos de interrupção da cadeia de suprimentos estão aumentando. Seja o terremoto e o tsunami no México, as inundações na Tailândia ou a disputa trabalhista no porto de Santos, essas interrupções afetaram muito o fluxo de bens e serviços para as empresas.
Sem um plano de continuidade de negócios adequado para lidar com esses eventos imprevisíveis, as empresas sofrem não apenas perdas monetárias, mas também perdas de clientes para os concorrentes.
Para minimizar o impacto dos riscos de terceiros no desempenho dos negócios e na imagem da marca, o escopo da gestão de terceiros estratégica está se expandindo além das pesquisas e avaliações tradicionais de riscos e conformidade de terceiros.
As empresas estão agora tomando medidas mais abrangentes para garantir que seus terceiros não apenas cumpram os regulamentos, mas também protejam informações confidenciais de TI, evitem práticas antiéticas, mantenham um ambiente de trabalho seguro e saudável, reforcem a segurança da cadeia de suprimentos, lidem com interrupções de forma eficaz e sustentem altos níveis de qualidade e desempenho.
É nesse contexto que surge a necessidade de uma visão integrada de risco de terceiros, compliance, desempenho, qualidade e aderência aos contratos. Desenvolver uma gestão de terceiros estratégica para otimizar o relacionamento com tais equipes é essencial, assim como conhecer os terceiros com os quais se lida.
Como melhorar sua gestão de terceiros estratégica
Para otimizar sua gestão de terceiros estratégica, saindo do gargalo operacional e tomando medidas que envolvem todos os departamentos da sua empresa, você deve:
1. Gerenciar e avaliar riscos de terceiros
Cada relacionamento com terceiros traz consigo uma série de riscos que precisam ser identificados a tempo. Esses riscos geralmente são multidimensionais, pois se estendem a fornecedores, contratados, prestadores de serviços e outras partes e podem ter impacto em diferentes níveis da empresa, como linhas de produtos, unidades de negócios e geografias.
Um processo eficaz de gerenciamento de riscos de terceiros começa com a identificação abrangente de riscos de processo, políticos, eventos indesejáveis, de contrato, de não conformidade legal e regulatória e falhas no sistema de informações.
Esse processo de identificação de risco deve ser seguido por uma análise dos fatores específicos que aumentam o risco de terceiros.
Uma boa prática é focar fortemente nos contratos que regem os relacionamentos com terceiros. Um contrato abrangente e cuidadosamente escrito que descreva os direitos e responsabilidades de todas as partes pode ajudá-lo a gerenciar melhor os relacionamentos com terceiros.
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2. Realizar triagem e integração
Um programa eficaz de triagem e integração de terceiros fornece uma melhor compreensão das equipes e ajuda você a escolher a empresa certa para trabalhar.
As organizações líderes estão adotando uma abordagem baseada em risco para triagem e due diligence de terceiros. Como parte do processo de integração, essas empresas estratificam seus terceiros em várias categorias de risco com base no produto ou serviço oferecido, bem como na localização do terceiro, países de operação e outros fatores-chave.
Eles definem o processo de triagem e due diligence com base nas categorias de risco. O nível de due diligence é baseado na pontuação de risco do terceiro.
O processo de integração de terceiros é realmente a espinha dorsal de um programa de gestão de terceiros estratégica. Ele ajuda a capturar informações completas de terceiros junto com as certificações, contratos e documentos necessários.
As avaliações de integração também são necessárias para ajudar a determinar o nível de monitoramento de risco necessário para cada fornecedor.
3. Estabeleça supervisão em nível de diretoria
A alta administração é responsável pelos riscos nos relacionamentos com terceiros. É responsabilidade deles criar uma cultura de transparência e colaboração no ecossistema de terceiros, além de identificar e controlar os riscos decorrentes de tais relacionamentos.
4. Garanta investimento e pessoal apropriados
À medida que as empresas percebem a importância de uma gestão de terceiros estratégica, muitas estão aumentando seus investimentos nesses programas.
O ideal é que os investimentos se concentrem não apenas em garantir a conformidade regulatória, mas também no gerenciamento de riscos de terceiros e na melhoria do desempenho.
A equipe adequada também é essencial para gerenciar as iniciativas de gestão em níveis ideais, tanto localmente quanto em todos os locais onde a empresa mantenha operações.
5. Construa processos maduros
Muitas empresas adotam uma abordagem individual para a gestão de terceiros, na qual diferentes departamentos gerenciam diferentes processos de terceiros. Isso leva a redundâncias e dificulta a obtenção de uma visão holística dos relacionamentos.
A melhor maneira de superar esse desafio é padronizar os processos de forma estratégia entre departamentos e funções. Para isso, adote processos consistentes e bem definidos para triagem de terceiros, integração, avaliações de risco, due diligence, auditorias, gerenciamento de desempenho e monitoramento contínuo.
Disponibilize informações de terceiros de forma centralizada para facilitar a supervisão, responsabilidade, monitoramento e gerenciamento de riscos, e para garantir que nada passe despercebido.
6. Aproveite a tecnologia
À medida que a gestão de terceiros estratégica se estende além do nível operacional, a tecnologia desempenha um papel crítico no fortalecimento das avaliações, monitoramento e gerenciamento de das equipes terceirizadas.
As soluções de tecnologia integradas oferecem uma plataforma comum para gerenciar vários terceiros e fornecem maior visibilidade dos riscos e problemas de conformidade.
A tecnologia também pode agilizar o gerenciamento de informações de terceiros, processos de integração, gerenciamento de riscos, auditorias, gerenciamento de conformidade e gerenciamento de desempenho.
Muitas empresas aproveitam a tecnologia para automatizar processos e mapear informações de terceiros para melhor rastreabilidade. Eles também mantêm contratos, documentos e outras informações importantes de terceiros em um banco de dados centralizado para fácil acesso.
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Tenha a Tertium como parceira
Como é possível observar, uma gestão de terceiros estratégica é uma abordagem completa e que precisa acontecer de forma conjunta. Assim se minimizam erros, riscos e eventuais problemas que a terceirização pode ocasionar.
Além disso, ao se ter a tecnologia como aliada, usando uma plataforma que centraliza todas as informações de terceiros, a empresa tem uma grande vantagem competitiva, reduz tempo e otimiza sua equipe.E aqui na Tertium temos entre nossas soluções um sistema de gestão completa de documentos de terceiros. Ela facilita o gerenciamento e o envio de documentos de colaboradores terceirizados, garantindo a segurança dos processos de trabalho para o tomador e o terceiro de forma descomplicada.
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