- 07 de November de 2022
eSocial e terceiros: como fazer o envio?
Um ambiente de trabalho seguro é a meta de todo gestor. Mas no caso de acidentes, é preciso compreender a relação entre eSocial e terceiros para enviar as informações de equipes terceirizadas adequadamente.
Aliás, essa dúvida é muito mais comum do que se imagina, dada a complexidade do eSocial e que acaba gerando dúvidas nas equipes de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Isso acontece pelo fato do layout do eSocial ser bastante complexo e pouco intuitivo.
De qualquer forma, ter o conhecimento sobre o eSocial e terceiros é fundamental para toda empresa que tenha equipes de trabalho terceirizadas, já que será sua responsabilidade o envio das informações nos casos de acidente.
Foi por isso que preparamos o artigo abaixo, no qual explicamos essa relação entre eSocial e terceiros, e como enviar as informações corretamente. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que é o eSocial?
Primeiramente, é importante compreender o que é o eSocial. Ele é o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas.
Seu objetivo é unificar e tornar o envio de informações sobre empregados por parte das empresas para o Governo Federal mais fácil. Para isso, o próprio governo fornece a aplicação, bem como manual, tabelas e layout relativos aos grupos, eventos e prazos.
Para isso, o primeiro passo é a empresa saber a qual grupo pertence, de acordo com a tabela enviada pelo Governo Federal. Com base nesse grupo, cada empresa deverá enviar os eventos descritos nas tabelas fornecidas, e dentro do prazo estipulado.
Ao todo, são 4 grupos, divididos da seguinte maneira:
- Grupo 1: grandes empresas – com faturamento anual acima de R$ 78 milhões;
- Grupo 2: demais empresas – entidades empresariais com faturamento de até R$ 78 milhões;
- Grupo 3: Empresas inscritas no Simples Nacional – empregadores optantes pelo Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos; Pessoas físicas – empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos;
- Grupo 4: Administração pública e organizações internacionais.
Leia também::: 7 Motivos para centralizar dados de terceiros
eSocial e terceiros
De modo geral, as empresas precisam enviar dados sobre acidentes de trabalho de sua equipe própria. Porém, uma atualização recente determinou que cabe à empresa também notificar acidentes envolvendo equipes terceirizadas.
Para isso, é necessário habilitar, por meio de procuração eletrônica emitida pelo eCAC da Receita Federal, o perfil eSocial – Grupo SST.
Com este perfil, é possível que a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho das empresas possa enviar os eventos pelo próprio sistema do eSocial, via web service, ou mesmo usando o módulo web, o que dispensa a habilitação prévia do perfil Web Geral.
Importância do controle de terceiros
Mais do que nunca o controle de terceiros é fundamental para a boa imagem das empresas e em relação ao ESG. Por isso, qualquer evento que envolva terceiros deve ser comunicada aos órgãos competentes o mais brevemente possível.
A falta de comunicação no eSocial pode acarretar em multas e observações da Receita Federal. Mas mesmo após o prazo, a empresa ainda pode prestar esclarecimentos sobre o atraso das informações, o que pode reduzir o valor da multa do eSocial em até 40%.
Por isso, é fundamental ter um controle rígido das informações de terceiros, evitando assim que caso algum evento tenha que ser comunicado, se perca o prazo por falta de dados.
Leia também::: O que é risco operacional e como fazer o gerenciamento?
Conte com a plataforma da Tertium
Como viu, eSocial e terceiros possui uma ligação bastante próxima e é dever das empresas por meio de suas equipes de SST fazer a comunicação de eventuais acidentes que envolvam equipes terceirizadas.
E para ter um controle de toda a documentação de terceiros, a Tertium conta com uma plataforma completa e exclusiva, que dá às empresas mais agilidade e segurança das informações.
Por fim, esperamos que tenha compreendido a relação entre eSocial e terceiros e, para conhecer a plataforma da Tertium, clique aqui e converse com nosso time de especialistas!