- 20 de January de 2023
ESG na indústria moveleira: como as práticas beneficiam a empresa?
Adotar os critérios ESG na indústria moveleira pode ser um grande diferencial competitivo, seja no mercado interno ou mesmo para a venda para outros países.
De modo geral, empresas que adotam esta política mostram ao mercado que estão preocupadas com o bem-estar de seus colaboradores, com o meio ambiente e com as suas ações perante a sociedade.
Mas adotar os critérios ESG na indústria moveleira vão muito além de apenas mostrar uma boa imagem ao mercado: também proporcionam mudanças internas que resultarão em inúmeros benefícios.
Para detalhar estes benefícios, e o que significa o ESG na indústria moveleira, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e confira!
Mas o que significa ESG?
A sigla ESG é um acrônimo para Environmental, Social and Governance, que em sua tradução para o português refere-se aos princípios ambientais, bem-estar social e melhores práticas administrativas nas empresas.
Alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030, as diretrizes ESG são atualmente seguidas internacionalmente. Para citar apenas um exemplo, até 2025, espera-se que 57% dos ativos do fundo mútuo na Europa sejam fundos compatíveis com ESG.
Algumas das questões que podem ser abordadas e tratadas a partir desta perspectiva são as seguintes:
Ações para reduzir o impacto ambiental
- Redução das emissões de carbono
- Eficiência energética
- Aquecimento global
Ações de responsabilidade social
- Confidencialidade e proteção de dados
- Equidade e respeito pelos direitos humanos
- Segurança no trabalho
Ações de governança corporativa
- Políticas anticorrupção
- Políticas de transparência
- Responsabilidade fiscal
Benefícios do ESG na indústria moveleira
Os benefícios do ESG na indústria moveleira são variados, e principalmente para aquelas que trabalham com a exportação, podem representar um grande diferencial perante mercados internacionais, tais como:
1. Maior confiança por parte dos investidores
Atualmente, um investimento inteligente é aquele que não só é rentável em termos financeiros, como também é sustentável a longo prazo. Portanto, este é um dos fatores que mais pesa na decisão de potenciais investidores ao analisar o ESG na indústria moveleira.
2. Aumento da lucratividade
Graças ao interesse despertado por uma empresa com uma estratégia bem definida nesta matéria, a indústria moveleira adquire maior liquidez e fiabilidade junto de investidores e instituições de crédito.
De fato, muitos deles oferecem linhas de crédito especiais para empresas que verificam a implementação de critérios ESG em suas operações e estratégias de responsabilidade social.
3. Melhoria da imagem corporativa
Com a projeção de uma imagem positiva no mercado nacional e internacional, gera-se uma vantagem competitiva em relação às demais empresas do setor moveleiro, o que leva à aquisição e fidelização de novos clientes.
4. Atração e retenção de talentos
Empresas que apresentam comportamento íntegro no trato com seus colaboradores e que adotam ações para reduzir o impacto ambiental são atrativas para os perfis mais competitivos, por isso agregam constantemente valor à sua equipe humana.
5. Menor risco e volatilidade
Esta é uma das vantagens pelas quais os portfólios de investimento ESG são comumente reconhecidos, que também tendem a gerar retornos mais elevados e garantir o retorno do investimento.
Exemplo disso são os resultados de um estudo da S&P Global Market Intelligence, segundo o qual, em 2019, 26 fundos de investimento dobraram o valor de suas carteiras em 2020 em meio à crise do Covid-19 ao evidenciar a implementação dos princípios ESG.
Leia também::: Dicas para engajar os fornecedores na gestão de documentos de terceiros
Aplique o ESG na sua indústria
Como fica claro, adotar critérios ESG na indústria moveleira é de fundamental importância para todos os negócios que desejam ter uma vantagem competitiva. Além de atrair atenção do mercado, possuem maior facilidade de obter linhas de crédito e que podem tornar sua empresa ainda mais forte.
Mas é claro que para isso, um processo precisa ser seguido, e que requer dedicação de toda equipe administrativa da empresa.
É necessário seguir os critérios ESG de fato, sob pena de não ter o devido reconhecimento. Por fim, esperamos que tenha compreendido os benefícios dos critérios ESG na indústria moveleira e, para ampliar ainda mais seu conhecimento acerca do tema, confira também nosso artigo “Quais são os critérios-chave ESG para empresas?”.