- 01 de January de 1970
Evite esses tipos de fraudes na gestão de terceiros
A fraude da gestão de terceiros compreende uma ampla gama de irregularidades e atos ilícitos caracterizados pela intenção de enganar ou fornecer informações falsas aos gestores.
O International Professional Practices Framework (IPPF) do Institute of Internal Auditors (IIA) define fraude como “qualquer ato ilegal caracterizado por engano, dissimulação ou quebra de confiança. Esses atos não exigem a aplicação de ameaça de violência ou força física. A fraude é perpetrada por indivíduos e organizações para obter dinheiro, bens ou serviços, para evitar o pagamento ou perda de serviços ou para garantir vantagens pessoais ou comerciais”.
Conhecer os principais tipos de fraudes na gestão de terceiros é a melhor forma de evitá-las. E para lhe ajudar neste processo, compartilhamos o artigo abaixo para que possa tirar suas dúvidas agora mesmo!
Fraude na gestão de terceiros
Fraudes internas nas empresas já são um grande desafio para os gestores, mas quando se trata da gestão de terceiros, é preciso estar ainda mais atento.
Afinal, ela é perpetrada por uma pessoa que sabe que a fraude pode resultar em algum benefício não autorizado para si mesmo, para a empresa ou para terceiros. Alguns esquemas de fraude comuns incluem:
Apropriação indevida
A apropriação indevida de bens envolve o roubo de dinheiro ou bens (suprimentos, estoque, equipamentos e informações) da empresa. Em muitos casos, o criminoso tenta esconder o furto, geralmente fazendo ajustes nos registros.
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Desvio de recursos
Este tipo de fraude na gestão de terceiros ocorre quando o dinheiro de uma empresa é roubado antes de ser lançado nos livros e registros da empresa. Por exemplo, um funcionário terceirizado aceita o pagamento de um cliente, mas não registra a venda.
Fraude do reembolso
A fraude de reembolso de despesas ocorre quando um funcionário é pago por despesas fictícias ou inflacionadas. Por exemplo, um funcionário terceirizado apresenta um relatório de despesas de viagens fraudulento, solicitando o reembolso de viagens pessoais, refeições não-feitas, quilometragem extra, entre outros.
Fraude por trabalho não executado
Este tipo de fraude na gestão de terceiros acontece quando o autor faz com que a empresa emita um pagamento após apresentar falsas reivindicações de compensação. Por exemplo, um funcionário reivindica trabalho por horas-extras que não trabalhou, ou adiciona funcionários fantasmas à folha de pagamento e recebe o contracheque correspondente.
Falsidade ideológica
Um detalhe que requer bastante atenção para se evitar fraudes na gestão de terceiros diz respeito à documentação fornecida. É preciso estar atento a todos os documentos, conferindo sua autenticidade.
Afinal, infelizmente é relativamente comum que os terceirizados venham a fraudar documentos, alterando dados, datas ou nomes. Dessa maneira, a empresa poderá vir a sofrer futuramente alguma penalidade por conta da fraude do terceirizado.
Impacto das fraudes de terceiros
As fraudes na gestão de terceiros podem criar um passivo, retardar ações e diminuir o retorno sobre o investimento do projeto. Por exemplo, um terceirizado fraudulento compromete diretamente o resultado da área e pode inclusive impactar no ESG da empresa.
Isso acontece, por exemplo, no caso da falsidade ideológica, no qual por estar mascarando a situação da empresa, se tem a impressão de ser tudo positivo e legalizado no papel, mas a realidade ser totalmente diferente, existindo muitos pontos que a contratante deveria ter conhecimento e exigir atitudes daquele fornecedor.
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Como evitar as fraudes na gestão de terceiros?
A melhor forma de evitar fraudes na gestão de terceiros é otimizar o processo de contratação, por meio de um sistema único e altamente confiável. Nele é possível inserir as informações de terceiros, cruzar dados e averiguar a conformidade das informações.
Aqui na Tertium temos um sistema completo para gestão de terceiros, que permite que a gestão documental possa ser feita de forma rápida, clara e transparente. Dessa maneira, é possível reduzir sensivelmente casos de fraudes na gestão de terceiros.
Além disso, a plataforma Tertium facilita o gerenciamento e o envio de documentos de colaboradores terceirizados, garantindo a segurança dos processos de trabalho para o tomador e o terceiro de forma descomplicada.Por fim, esperamos que tenham compreendido quais as principais fraudes na gestão de terceiros, e como mitigar estes casos. E para saber mais sobre nosso sistema, clique aqui e converse com nossos consultores!