prevenir acidentes de trabalho
  • 01 de January de 1970

Como prevenir acidentes de trabalho e evitar riscos para o tomador?

Qualquer atividade acarreta um risco profissional que pode causar danos físicos, mentais ou sociais aos funcionários. Por isso, saber como prevenir acidentes de trabalho é um dever em toda a empresa.

Embora alguns postos de trabalho estejam expostos a um maior risco de sofrer um acidente de trabalho, nenhum está isento de contratempos. Muitas vezes, essa crença de estar imune – causada pela falta de treinamento e informação – acaba influenciando na hora de ter um incidente profissional.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 317 milhões de acidentes de trabalho ocorrem a cada ano, um custo humano e econômico estimado em 4% do Produto Interno Bruto global a cada ano.

Para te ajudar a prevenir acidentes de trabalho na sua empresa, e com isso evitar riscos para o tomador do serviço, confira as dicas que compartilhamos no artigo abaixo!

Segurança primeiro

Dos gerentes de alto escalão ao trabalhador que você contratou ontem, todos os funcionários devem entender que a segurança é uma prioridade no local de trabalho. 

Todos os procedimentos e protocolos de segurança devem ser anotados, incluídos nos manuais dos funcionários e afixados em todo o local de trabalho, quando apropriado.

As empresas devem garantir que todos os funcionários assinem um documento indicando que estão cientes das normas de segurança do empregador e que se comprometem a respeitar sempre os protocolos estabelecidos.

Treinamento e educação

Além de incluir protocolos de segurança nos manuais dos funcionários e fornecer informações aos colaboradores recém-contratados, educação e treinamento contínuos devem ser fornecidos e incentivados para manter a segurança no local de trabalho. 

Os trabalhadores, diretos ou terceirizados, devem receber treinamento sobre aspectos de seu trabalho, bem como o uso adequado de todos os equipamentos e máquinas, para garantir a prevenção de acidentes.

Leia também::: O que é risco operacional e como fazer o gerenciamento?

Contrate trabalhadores qualificados

É fundamental que os empregadores dediquem tempo para contratar funcionários qualificados para o trabalho. E aqui, a terceirização para determinadas atividades pode ser um grande diferencial.

Existem muitas certificações relacionadas à segurança que podem beneficiar o entendimento geral de uma empresa sobre como manter a segurança nas instalações e prevenir acidentes de trabalho. 

Se uma empresa terceirizada possui uma determinada certificação, é fundamental também averiguar se os trabalhadores que ela cederá estão devidamente preparados também. 

Contrate trabalhadores suficientes

Acidentes ocorrem frequentemente devido à falta de pessoal e excesso de trabalho dos funcionários atuais. 

Quando as empresas não atendem aos níveis adequados de pessoal, muitos funcionários podem sofrer de fadiga ou estresse que, posteriormente, podem causar acidentes de trabalho. 

Uma maneira de evitar o estresse durante as estações ocupadas é contratar funcionários de meio período ou sazonais.

Fornecer equipamento de proteção individual (EPI) adequado

A empresa deve fornecer equipamento de proteção individual (EPI) a cada colaborador para todas as tarefas cabíveis, a fim de garantir a segurança e a prevenção de acidentes. 

Cada funcionário deve ser treinado sobre o EPI necessário para tarefas específicas, e o EPI deve sempre ser mantido e testado regularmente quanto à eficácia e confiabilidade.

Leia também::: Due Diligence de fornecedores: como fazer?

Assegurar a manutenção regular do equipamento

Em muitos casos, os acidentes de trabalho ocorrem devido a alguma falha de equipamentos, veículos ou máquinas. 

O empregador deve sempre realizar a manutenção de rotina adequada e adequada das máquinas e equipamentos utilizados pelos funcionários.

Qualquer maquinário ou equipamento que esteja com defeito ou precise de reparo deve ser verificado ou substituído imediatamente. 

O empregador também deve alertar seus funcionários sobre qualquer equipamento defeituoso ou danificado e documentar todos os registros de manutenção.

Faça inspeções de segurança

Além da manutenção regular de máquinas e equipamentos, o empregador também deve realizar identificação e avaliação completa de perigos em todo o local de trabalho de forma regular e consistente para prevenir acidentes de trabalho. 

Essas inspeções de segurança devem encorajar os funcionários a falar sobre quaisquer possíveis riscos no local de trabalho. 

Os empregadores também devem concluir uma inspeção de todos os dispositivos de segurança atuais da empresa para garantir que os padrões sejam eficazes e relevantes.

Evite riscos para o tomador

Com as dicas que compartilhamos acima sobre como prevenir acidentes de trabalho, é possível manter a segurança de todos. Importante lembrar também que ao se evitar acidentes, evita-se também riscos jurídicos ao tomador do serviço.

Mesmo nos casos de equipes terceirizadas, o tomador do serviço tem sua responsabilidade e deve igualmente zelar pela segurança dos trabalhadores.

Por isso, como mencionamos, é importante também acompanhar como está a situação da empresa contratada e se ela tem as certificações e oferece as capacitações necessárias para sua operação.

Por fim, esperamos que este artigo sobre como prevenir acidentes de trabalho seja útil para sua rotina laboral e, para ampliar seu conhecimento, confira também nosso artigo “Como reduzir os riscos de terceiros na segurança do trabalho?”

21 dez 2022

Projeto premiado

Apoio

Desenvolvedores