- 14 de June de 2022
Resultados da gestão de terceiros: quais parâmetros medir?
Medir os resultados na gestão de terceiros é tão importante quanto definir objetivos para a empresa. Afinal, de nada adianta apenas saber onde quer chegar, sem definir uma rota e acompanhar cada passo para garantir o rumo certo.
A gestão de riscos de terceiros visa mitigar riscos para a empresa tomadora. Assim, além de automatizar os processos de solicitação e envio de documentos, é possível acompanhar como seguem os trabalhos junto dessa empresa terceirizada.
Boa parte dos processos deixa um histórico de onde podem ser extraídos dados. É a partir deles que podemos avaliar o andamento dos trabalhos e ter uma referência de direção para o futuro.
Transforme dados em informações úteis
Muito mais que garantir a entrega de documentos e conformidade por parte de terceiros, é importante monitorar esses processos para garantir que os riscos jurídicos estão, de fato, amenizados.
É assim que o tomador pode mensurar se, de fato, está ganhando com o monitoramento.
Alguns dos dados sociais dos colaboradores ligados ao terceiro são muito importantes para o RH da empresa tomadora avaliar o andamento dos trabalhos.
Assim, é possível verificar causas de afastamentos, ou se a quantidade de colaboradores em situação de Jovem Aprendiz ou contratação PCD está adequada ao quadro da empresa.
Também vale comparar os riscos que estão sendo considerados e se o envio de documentos referentes ao setor de segurança do trabalho, de forma recorrente, estão ocorrendo.
Com base nessas informações, é possível fazer ajustes nos processos a fim de mitigar novos riscos e evitar mais acidentes de trabalho, por exemplo.
O quanto o seu fornecedor depende financeiramente da sua empresa?
Não é difícil encontrar empresas terceiras que moldam a sua operação 100% em volta de um único tomador de serviços.
Embora pareça interessante em termos de disponibilidade dos times do terceiro e em processos mais alinhados, isso pode representar risco para o tomador. Em um caso de acidente de trabalho ou problema trabalhista em que a empresa terceirizada decrete falência, o ônus dos processos pode ficar com a tomadora do serviço.
Ao longo do processo de homologação dos fornecedores, é importante avaliar o histórico da empresa de cumprimento de normas, entrega de documentos, pagamentos de salários e rescisões, etc.
Assim, o gestor fica munido de informações essenciais para tomar suas decisões com assertividade. Quando um processo trabalhista gera custos altos demais para esse fornecedor e a dependência financeira da sua empresa seja alta, o risco do contratante ter que arcar com os custos dos processos é bem alta.
Como mensurar resultados na gestão de riscos de terceiros
Em primeiro lugar, é preciso definir alguns medidores de risco para a sua empresa.
Alguns deles são:
- Satisfação do fornecedor
- Satisfação dos setores que lidam diretamente com os terceirizados
- Cruzamento de dados de colaboradores declarados com os que prestam serviço
- Auditoria interna
- Previsão de vencimento de documentos
Todos esses resultados podem ser mensurados e cruzados, a depender da necessidade do negócio e dos riscos que a organização deseja mitigar.
Esperamos ter esclarecido como mensurar resultados na gestão de terceiros.
Com a ferramenta da Tertium Online, você faz o levantamento de dados, solicitação e armazenamento de documentos de modo simplificado.
Entre em contato com um de nossos consultores através desse link.
Até a próxima!